Picos das Almas, Itobira e Barbado

Subida as três maiores elevações da Bahia em três dias com um dia para cada pico em expedições rápidas, subida ao Pico das Almas, considerado o mais belo atrativo de Rio de Contas é a terceia maior elevação da Bahia com 1.958 metros. Subida ao Pico do Itobira com 1.970 metros é a segunda maior elevação da Bahia. Subida ao Topo do Nordeste, uma trilha inédita com passagem pela cidade de Rio de Contas, com certeza o lado mais bonito para quem deseja subir a mais elevada montanha do nordeste com seus 2.033 metros. Passasndo pelo lado Riocontense é o único lado onde é possível avistar o Pico do Barbado por completo tanto de baixo para cima ou de cima para baixo.

 

DESCRIÇÃO 

1° DIA - PICO DAS ALMAS

Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de cerca de uma hora, a caminhada inicia em nivel médio com pequenas subidas, durante a caminhada inical os visitantes vao ver diversos tipos de plantas como orquídeas, bromélias, calhandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas em toda a chapada. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo, lá do alto os visitantes terão uma vista completa da Região de Rio de Contas e cidades próximas. O local é alvo de aventureiros desejosos em estar no topo da terceira maior elevação da Bahia. Lá do alto o visitante avista a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira (1.700), parte do Pico do Barbado (2.033m), e uma vasta cadeia de montanhas que é continuação da serra do espinhaço que tem inicio no estado de Minas Gerais. Volta para o carro e volta para o centro de Rio de Contas.

 

 

2° DIA - PICO DO ITOBIRA / PONTE DO CORONEL

Translado de carro de cerca de uma hora e meia até o início da trilha de acesso ao Pico. A caminhada inicia em nível médio com péquenas subidas até a Cachoeia do Camburú, ideal para se refrescar. A caminhada segue em nivel médio ainda até os pés do Pico onde a dificuldade se eleva a partir desse ponto e vai até o topo. Lá do Alto os visitantes terão uma vista completa da região de Rio de Contas e os campos gerais as maiores montanhas da Bahia, Após contemplação tem caminhada de volta até o carro e banho na Ponte do Coronel, local com cerca de 10 poços todos ideais ao banho. 

 

 

3° DIA - PICO DO BARBADO / GERAIS DE RIO DE CONTAS

Transfer de carro de aproximadamente duas horas e meia de Rio de Contas até o início da trilha de acesso ao Pico do Barbado com 2.033 metros de altitude, passagem pelos campos gerais de Rio de Contas e pequenos povoados e vários riachos até chegar a um local conhecido como Capão local onde fica o carro e início da caminhada. A caminhada inicia em nível médio mas logo aparecem as subidas íngremes, com passagem por trechos calçados em pedra, é um trecho de Estrada Real, com caminhada até a Forquilha da Serra, ataque ao Pico do Barbado e caminhada até o topo. Lá do Alto os visitantes terão uma completa e privilegiada vista de toda a chapada, com vista do Morro do Pai Inácio, o Morrão, a Serra dos Três Morros, A serra do Sincorá, Serra da Tromba, gerais de Rio de Contas, Gerais de Cima, Pico das Almas e Pico do itobira, etc. Volta para o Carro e volta para a cidade de Rio de Contas.

 

 

Siga-nos no Instagram