Travessia Itobira ao Barbado

Pacote com três dias com subida as 2 maiores elevações da Bahia, sendo o Pico do Itobira com 1.970 metros e o Pico do Barbado o topo do nordeste, com passagem por áreas de garimpo utilizadas no passado por antigos garimpeiros, descida da Serra do Corvoão, e visita a vila pitoresca de Catolés fundada em 1.775 por bandeirantes portugueses. Passagem pela Lapa da Motuca e banho na Cachoeira do Guarda Mor.

DESCRIÇÃO

1° DIA - PONTE DO CORONEL / CACHOEIRA DO CAMBURU / PICO DO ITOBIRA

Saída de Rio de Contas com translado de carro até a Ponte do Coronel, com parada para banho e contemplação do local, após o banho seguiremos de carro para o início da trilha de acesso ao Pico do Itobira a segunda maior elevação da Bahia com 1.970 metros. A caminhada inicia em nível médio até a Cachoeira do Camburú, uma pequena queda d'água com cerca de 5 metros e um poço com profundidade aproximada de 2 metros. À medida que vamos aproximando da montanha a dificuldade se eleva e os mais belos panoramas vão aparecendo, e ao chegarmos ao topo teremos uma vista completa dos gerais de Rio de Contas, vista a cidade de Rio de Contas, vista do Pico das Almas, vista do Pico do Barbado e os campos gerais de Mucugê. Montaremos o nosso acampamento no topo do Pico do Itobira e aguardaremos o por do sol, um fenômeno fantástico visto lá do alto. Pernoite no topo a 1.970 metros de altitude.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 3 horas - Duração do Passeio: 8 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

2° DIA - LAPA DA MOTUCA / SERRA DO CORVOÃO / GUARDA MOR / CACHOEIRA DO GUARDA MOR / CATOLÉS

Levantaremos bem cedo antes do amanhecer para assim pegarmos o nascer do sol sendo algo incrível quando os primeiros raios solares atingem as montanhas dando-as um tom dourado, algo muito bom para ser registrado e fotografado. Após pegarmos o por do sol será a hora de desmontar o acampamento e deixar o Pico do Itobira, desceremos a montanha e seguiremos em direção a uma pequena caverna conhecida com Lapa da Motuca, dentro dessa caverna há várias estalactites feitas com passar dos séculos, o local já foi usado por garimpeiros e passantes como área de pouso e local para pernoite. Após passarmos pela Motuca seguiremos pelos campos gerais até pegarmos a Serra do Corvão, com uma subida em nível íngreme, ao lado da subida há um riacho e vários montes de cascalhos lavados uma prova de que os garimpeiros passaram por ali em busca do precioso metal. Ao chegarmos ao topo da Serra do Corvoão avistaremos uma vasta cadeia de montanhas e o Vale do Guarda Mor. Descida da Serra do Corvoão com muito cuidado, e logo em seguida vem um banho na Cachoeira do Guarda Mor, após o banho seguiremos para a vila de Catolés.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 6 horas - Duração do Passeio: 8 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.

3° DIA - PICO DO BARBADO

Após o café, seguiremos rumo ao topo da maior elevação da Bahia, o Pico do Barbado, seguiremos de carro até o início da trilha. A trilha inicia em nível alto com subidas íngremes até um local conhecido como Forquilha da Serra, em seguida inicia a subida ao Pico do Barbado, onde os visitantes deverão tomar cuidados para evitarem assim escorregões, à medida que vamos aproximando do topo o vento se mostra mais presente, e as subidas ficam mais suaves. Ao chegar ao topo os visitantes terão uma vista completa da chapada e arredores, sendo possível avistar o Morro do Pai Inácio, o Morrão, o Morro do Castelo, a Serra da Tromba, o Pico das Almas e o Pico do Itobira, etc. Após contemplação chega a hora de descer a montanha e volta para a Pousada.

Dificuldade:  Alto - Tempo de Caminhada ida: 3 horas - Duração do Passeio: 8 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

O tempo de duraçao dos passeios pode variar.

Antes de contratar o seu passeio ou pacote verifique conosco se temos disponibilidade, recomendamos o agendamento com bastante antecedência pois poderemos não estar livres caso o cliente chegue de última hora.

Aceitamos todos os meios de pagamento