Travessia Itobira ao Barbado

Pacote de três dias com subida as duas maiores elevações da Bahia, sendo o Pico do Itobira com 1.970 metros e o Pico do Barbado o topo do nordeste, com passagem por áreas de garimpo utilizadas no passado por antigos garimpeiros, descida da Serra do Corvoão, e visita a vila pitoresca de Catolés fundada em 1.775 por bandeirantes portugueses. Passagem pela Lapa da Motuca e banho na Cachoeira do Guarda Mor.

 

Descrição dos roteiros

1° DIA - PONTE DO CORONEL / CACHOEIRA DO CAMBURU / PICO DO ITOBIRA

Saída de Rio de Contas com translado de carro até a Ponte do Coronel, parada para banho e contemplação, após o banho seguiremos de carro para o início da trilha de acesso ao Pico do Itobira. A caminhada inicia em nível médio até a Cachoeira do Camburú, uma pequena queda d'água com cerca de cinco metros e profundidade de cerca de dois metros. À medida que vamos aproximando da montanha a dificuldade se eleva e os mais belos panoramas vão aparecendo, e ao chegar ao topo teremos uma vista completa dos gerais de Rio de Contas, vista a cidade de Rio de Contas, vista do Pico das Almas, vista do Pico do Barbado. Montaremos o nosso acampamento no topo do Pico e aguardaremos o por do sol, um fenômeno fantástico visto lá do alto. Pernoite ha 1.970 metros de altitude.

 

2° DIA - LAPA DA MOTUCA / SERRA DO CORVOÃO / GUARDA MOR / CACHOEIRA DO GUARDA MOR / CATOLÉS

Todos vão levantar bem cedo para pegar o nascer do sol, um fenômeno incrível. Após pegarmos o nascer do sol será a hora de desmontar o acampamento e deixar o Pico do Itobira, desceremos a montanha e seguiremos em direção a Lapa da Motuca, dentro dessa caverna há várias estalactites pequenas e é um  pequeno abrigo, o local já foi usado por garimpeiros e passantes como área de pouso e local para pernoite. A caminahda continua peloas campos gerais até pegarmos a Serra do Corvão, com uma subida  íngreme, ao lado da subida há um riacho e vários montes de cascalhos lavados uma prova de que o local já foi área de garimpó. Ao chegarmos ao topo da Serra do Corvoão avistaremos uma vasta cadeia de montanhas e o Vale do Guarda Mor. Descida da Serra do Corvoão com muito cuidado, e logo em seguida vem um banho na Cachoeira do Guarda Mor, após o banho seguiremos para a vila de Catolés de cima, o pernoite será na casa de Dona Maria.

 

3° DIA - PICO DO BARBADO

Após o café, seguiremos de carro até o início da trilha. A trilha inicia em nível alto com subidas íngremes até um local conhecido como Forquilha da Serra, em seguida inicia a subida ao Pico, onde os visitantes deverão tomar cuidados para evitarem assim escorregões, à medida que vamos aproximando do topo o vento se mostra mais presente, e as subidas ficam mais suaves. Ao chegar ao topo os visitantes terão uma vista completa da chapada e arredores, parada para fotos e contemplação. Após contemplação chega a hora de descer a montanha a volta será pelos arredores de Rio de Contas onde será possível avistar por completo o Pico do Barbado e todas as montanhas próximas, em seguida tem passagem pela Cachoeira do Bicho e passagem pelo Gerais de Rio de Contas. Retorno para a sede.

Siga-nos no Instagram