Pico das Almas e Travessia Pico do Itobira ao Barbado

Subida ao Pico das Almas, com passagem pelo Vale do Queiróz e vista das formações rochosas únicas, visitação de várias plantas. Banho na Ponte do Coronel, banho na Cachoeira do Camburu, subida e pernoite no topo do Pico do Itobira com direito a ver o por e o nascer do sol, caminhada pelos vales e campos gerais de Rio de Contas, passagem pela Lapa da Motuca, subida a Serra do Corvoão, banho na Cacheira do Guarda Mor e subida a maior elevação da Bahia e do nordeste, o Pico do Barbado

 

Descrição dos passeios

1° DIA - PICO DAS ALMAS

Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de cerca de 1 hora, a caminhada inicia em nível médio, na caminhada inicial os visitantes vão ver diversos tipos de orquídeas, bromélias, caliandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo. Lá do alto os visitantes terão uma vista completa da Região de Rio de Contas e a cidade e Livramento, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira, parte do Pico do Barbado, e uma vasta cadeia de montanhas. Volta para o carro e volta para o centro de Rio de Contas.

 

2° DIA - PONTE DO CORONEL / CACHOEIRA DO CAMBURU / PICO DO ITOBIRA

Saída de Rio de Contas com translado de carro até a Ponte do Coronel, com parada para banho e contemplação do local, após o banho seguiremos de carro para o início da trilha de acesso ao Pico do Itobira a segunda maior elevação da Bahia com 1.970 metros. A caminhada inicia em nível médio até a Cachoeira do Camburú, uma pequena queda d'água com cinco metros e profundidade aproximada de dois metros. À medida que os visitantes vão se  aproximando da montanha a dificuldade se eleva e os mais belos panoramas vão aparecendo, e ao chegarmos ao topo teremos uma vista completa dos gerais de Rio de Contas, vista a cidade de Rio de Contas, vista do Pico das Almas e montanhas distantes. Montaremos o nosso acampamento no topo do Pico e aguardaremos o por do sol, um fenômeno fantástico visto lá do alto. Pernoite no topo.

 

3° DIA - LAPA DA MOTUCA / SERRA DO CORVOÃO / GUARDA MOR / CACHOEIRA DO GUARDA MOR / CATOLÉS

Levantaremos bem cedo antes do amanhecer para assim pegarmos o nascer do sol sendo algo imperdível. Após o nascer do sol será a hora de desmontar o acampamento e deixar o Pico do Itobira, desceremos a montanha e seguiremos em direção a Lapa da Motuca, o local já foi usao por garimpeiros e passantes como área de pouso e local para pernoite. Após passarmos pela Motuca seguiremos pelos campos gerais até pegarmos a Serra do Corvão, com uma subida em nível íngreme, ao lado da subida há um riacho e vários montes de cascalhos lavados uma prova o local já foi área de garimpo. Ao chegarmos no topo da Serra do Corvoão avistaremos uma vasta cadeia de montanhas e o Vale do Guarda Mor. Descida da Serra do Corvoão com muito cuidado, e logo em seguida vem um banho na Cachoeira do Guarda Mor, após o banho seguiremos para a vila de Catolés de cima com passagem pelo Morro do Cuscuz e pernoite na casa de Dona Maria.

 

4° DIA - PICO DO BARBADO

Após o café, seguiremos rumo ao Pico do Barbado com translado de carro até o início da trilha. A trilha inicia em nível alto com subidas íngremes até um local conhecido como Forquilha da Serra, em seguida inicia a subida final, onde os visitantes deverão tomar cuidados para evitarem assim escorregões, à medida que vai se aproximando do topo o vento se mostra mais presente, e as subidas ficam mais suaves. Ao chegar ao topo os visitantes terão uma vista completa da chapada e arredores, sendo possível avistar o Morro do Pai inácio, o Morrão, o Morro do Castelo, a Serra da Tromba, o Pico das Almas e o Pico do Itobira, etc. Após contemplação chega a hora de descer a montanha já pelo lado de Rio de Contas com banho na Cachoeira do Bicho e passagem pelo Campos gerais de Rio de Contas e volta para a sede. 

Siga-nos no Instagram