Picos das Almas e Itobira, Cachoeira da Boa Sentença, Poço das Andorinhas, Comunidades

Subida ao Pico das Almas, considerado o mais belo passeio de Rio de Contas com passagem pelo Vale do Queiróz com formações únicas em toda a chapada, o local tem um rica flora e espécies endêmicas em toda a chapada. Banho nas cachoeias da Boa Sentença, visita aos povoados quilombolas de Bananal e Barra, Vista ao Povoado portugu|ês de Mato Grosso, subida ao Mirante do Bittencourt a 1600 metros de altitude, banho e caminhada até o Poço das Andorinhas, Subida ao Pico do Itobira a segunda maior elevaçã da Bahia com 1.970 metros.

 

DESCRIÇÃO

1° DIA - PICO DAS ALMAS

Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de cerca de 1 hora, a caminhada inicia em nível médio, durante a caminhada inicial os visitantes verão diversos tipos de plantas como orquídeas, bromélias, calhandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas em toda a chapada, as formações mais se parecem com agulhas. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo lá do alto os visitantes terão uma vista completa da Região de Rio de Contas e a cidade e Livramento. O local é alvo de aventureiros querendo estar no topo da terceira maior elevação da Bahia, é pesquisado também com frequência por botânicos, geólogos e biólogos. Lá do alto o visitante avista a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira (1.700), parte do Pico do Barbado (2.033m), e uma vasta cadeia de montanhas que é continuação da serra do espinhaço que tem inicio no estado de Minas Gerais. Volta para o carro e volta para o centro de Rio de Contas.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 3 horas - Duração do Passeio: 8 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

 

2° DIA – CACHOEIRA DA BOA SENTENÇA

Partindo da pousada ou hotel com transfer de cera de duas horas em terreno misto, terra e asfalto até o início da trilha e caminhada plana até o iníco do Riacho do Morcego, com parada para banho e contemplação das quedas d’água, com vários poços ideais ao banho, após o banho caminhada de volta até o carro e volta para a sede. Na volta os visitantes poderão ver parte da cadeia montanhosa que envolve a cidade de Rio de Contas, é parte da Serra das Almas, passagem pelo Mirante Aeroporto para vista e contemplação da cidade de Rio de Contas do alto a cerca de 1.200 metros de altitude.

Dificuldade: Baixa - Tempo de Caminhada ida: 20 minutos - Duração do Passeio: 6 horas - Use calçados de boa aderência.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

 

3° DIA - COMUNIDADES

Partida da sede com passagem pela Barragem do Rio Brumado para tirar fotos e contemplação, passagem pelo Mirante do Junco com visita panorâmica de parte de Rio de Contas, visita ao povoado quilombola de Bananal, onde a cidade de Rio de Contas e a chapada começou a ser povoado por escravos fugidos em 1.687, visita ao povoado quilombola de Barra, e após a visita dos povoados banho na Ponte do Coronel, após o banho visita ao povoado português de Mato Grosso, uma vila fundada em 1.718 por bandeirantes portuguêses e a mais elevada vila da Bahia com altitude de 1.450 metros, e para finalizar subida ao Mirante do Bittencourt com vista panorâmica da cidade de Rio de Contas e arredores a cerca de 1.600 metros de altitude.

Dificuldade: Baixa - Tempo de Caminhada ida: Não tem - Duração do Passeio: 5 horas - Use calçados simples.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

 

4° DIA – POÇO DAS ANDORINHAS

Partida de Rio de Contas com transfer de carro até o início da trilha e após cerca de 1 hora e meia inicia a caminhada em direção as cachoeiras, após cerca de 20 minutos de caminhada já chegaremos ao primeiro poço, seguido de uma cachoeira com cerca de 10 metros de queda, a caminhada inicia até o segundo poço com parada para banho, após o banho a caminhada continua até o Poço das Andorinhas, no Poço das Andorinhas tem uma pequena caverna onde é possivel chegar até o seu interior. Após o banho é hora de fazer o caminho de volta com mais paradas para banho no Poço do Pinga Pinga e outros poços, caminhada de volta até o carro e volta para a sede.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 1 hora - Duração do Passeio: 6 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

 

5° DIA – PICO DO ITOBIRA

Partida de Rio de Contas cm transfer de uma hora e mais até o início da trilha, a caminhada cinicia em nível médio mas a medida que vai se aproximando o nível se eleva. Parada na Cachoeira do Camburu para contemplação. Após cerca de 1 hora e meia de caminhada os visitanes avistarão a montanha de frente, um imenso paredão de pedra. Parada para reabastecer os cantis e para tirar fotografias, em seguida vem o ataque até o topo, onde o nível de dificuldade se eleva, sendo necessário cuidados para evitar escorregões. Ao chegar ao topo os visitantes terão uma completa vista da região de Rio de Contas e arredores, sendo possivel em dias claros avistar parte da cadeia de montanhs da Serra do Sincorá. Após contemplação inicia a caminhada de volta até o carro e volta para a sede.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 3 horas - Duração do Passeio: 8 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

Obs: A duração dos passeios pode variar para mais ou para menos.

 

Antes de contratar o seu passeio ou pacote verifique conosco se temos disponibilidade, recomendamos o agendamento com bastante antecedência pois poderemos não estar livres caso o cliente chegue de última hora.

 

Aceitamos todos os meios de pagamento

Temos 153 visitantes e Nenhum membro online

  • Site atualizado em: Sábado 31 Agosto 2019, 14:44:24
Rio de Contas Adventure - Chapada Diamantina - Bahia