Picos das Almas, Itobira e Barbado, Cachoeira Lavra Velha, Rio da Água Suja e Poço das Andorinhas

Subida ao Pico das Almas, banho nas cachoeias Lavra Velha, subida ao Mirante do Bittencourt com 1600 metros de altitude, banho e caminhada até o Poço das Andorinhas, subida ao Pico do Itobira e pra fechar com banho no Rio da Água Suja. 

 

Descrição

1° DIA - PICO DAS ALMAS

Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de uma hora, a caminhada inicia em nível médio. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas em toda a chapada, passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo. Lá do alto o visitante avista a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira, parte do Pico do Barbado, e uma vasta cadeia de montanhas. Volta para o carro e volta para o centro de Rio de Contas.

 

2° DIA – CACHOEIRA LAVRA VELHA / CACHOEIRA DO MOCOTÓ

Transfer de cerca de uma hora e meia em estradas vicinais até o início da trilha, mas antes passagem pela Vila Portuguesa de Mato Grosso, e Mirante do Bittencourt com 1.600 metros de altitude, logo em seguida iremos até o início da trilha, a caminhada inicia em nível médio com pequenas subidas até o leito do Rio Mocotó, e seguida iremos até a Cachoeira do Mocotó, parada para banho e contemplação, em seguda iremos em direção a Cachoeira Lavra Velha, em todo o seu percurso terão várias outras cachoerias e poços grandes ideais ao banho. Ao chegar na Cachoeira Lavra velha os visitantes irão ver duas belas quedas d'água seguidas de um poço fundo, parada para banho e contemplação, logo após o banho pegaremos o caminho de volta até o o carro e volta para a cidade de Rio de Contas.

 

3° DIA - PICO DO ITOBIRA

Transfer de uma hora e meia até o início da trilha, a caminhada inicia em nível médio mas a medida que vai se aproximando do pico o nível se eleva. Parada na Cachoeira do Camburu para contemplação. Após cerca de uma hora e meia de caminhada os visitanes avistarão a montanha de frente, um imenso paredão de pedra. Parada para reabastecer os cantis e para tirar fotografias, em seguida vem o ataque até o topo sendo necessário cuidados para evitar escorregões. Ao chegar ao topo os visitantes terão uma completa vista da região de Rio de Contas e arredores, sendo possivel em dias claros avistar parte da cadeia de montanhs da Serra do Sincorá. Após contemplação inicia a caminhada de volta até o carro e volta para a sede.

 

4° DIA – RIO DA ÁGUA SUJA / POÇO DAS ANDORINHAS

Transfer de carro até o início da trilha e após cerca de uma hora e meia inicia a caminhada em direção ao Rio da Água Suja, o local tem uma pequena praia e poços, parada para banho e contemplação, em seguida iremos em direção ao Poço do Melado, um outro lugar mais profundo e mais reservado, parada para banho e contemplação, e seguida pegaremos o caminho de volta até o carro, e seguiremos por cerca de trinta minutos até o inicio da trilha de acesso ao Poço das Andorinhas, após cerca de vinte minutos de caminhada já chegaremos ao primeiro poço, seguido de uma cachoeira com cerca de dez metros, a caminhada inicia até o segundo poço com parada para banho, após o banho a caminhada continua até o Poço das Andorinhas. Após o banho é hora de fazer o caminho de volta com mais paradas para banho no Poço do Pinga Pinga e outros poços, caminhada de volta até o carro e volta para a sede.

 

5° DIA – ESTRADA REAL / CACHOEIRA DO RIO BRUMADO / CACHOEIRA DO RAPOSO / CAHOEIRA DO FRAGA

Um roteiro mais leve se comparado aos passeios anteriores, tansfer de cerca de dez minutos até o inicio da trilha de acesso a Estrada Real, a caminhada começa em nivel médio com descidas suaves mas com pedras escoregadias, todos deverao tomar cuidado, após cerca de 20 minutos de caminhada chega-se a Cachoeira do Raposo, parada para fotos e contemplação, em seguida seguiremos até a Cachoeira do Rio Brumado, a maior cachoeria do municipio com cem metros e quatro saltos, parada para fotos e contemplação, em seguida iremos até o mirante da cachoeira, local onde avistaremos a cachoeira em sua lateral, em seguida percorreremos todo o trecho calçado de Estrada Real que liga as cidades de Rio de Contas até a cidade de Livramento, ao chegar no final da estrada, pegaremos o tansporte de volta para a sede, em seguida iremos de carro até a Cachoeira do Fraga, local próxmo ao centro e com grande beleza, parada para fotos e contemplação, em seguida volta para a sede.

 

Siga-nos no Instagram