Picos das Almas, Itobira e Barbado, Cachoeira Lavra Velha, Rio da Água Suja e Poço das Andorinhas

Subida ao Pico das Almas, considerado o mais belo passeio de Rio de Contas com passagem pelo Vale do Queiróz com formações únicas em toda a chapada, o local tem um rica flora e espécies endêmicas em toda a chapada. Banho nas cachoeias Lavra Velha, subida ao Mirante do Bittencourt a 1600 metros de altitude, banho e caminhada até o Poço das Andorinhas, subida ao Pico do Itobira a segunda maior elevação da Bahia com 1.970 metros, e pra fechar com banho no Rio da Água Suja.

DESCRIÇÃO

1° DIA - PICO DAS ALMAS

Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de cerca de 1 hora, a caminhada inicia em nível médio, durante a caminhada inicial os visitantes verão diversos tipos de plantas como orquídeas, bromélias, calhandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas em toda a chapada, as formações mais se parecem com agulhas. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo lá do alto os visitantes terão uma vista completa da Região de Rio de Contas e a cidade e Livramento. O local é alvo de aventureiros querendo estar no topo da terceira maior elevação da Bahia, é pesquisado também com frequência por botânicos, geólogos e biólogos. Lá do alto o visitante avista a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira (1.700), parte do Pico do Barbado (2.033m), e uma vasta cadeia de montanhas que é continuação da serra do espinhaço que tem inicio no estado de Minas Gerais. Volta para o carro e volta para o centro de Rio de Contas.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 3 horas - Duração do Passeio: 8 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.

2° DIA – CACHOEIRA LAVRA VELHA / CACHOEIRA DO MOCOTÓ

Partindo da pousada ou hotel com transfer de cera de uma hora e meia em estradas vicinais até o início da trilha, mas antes passagem pela Vila Portuguesa de Mato Grosso, e Mirante do Bittencourt a cerca de 1.600 metros de altitude, logo em seguida iremos até o início da trilha, a caminhada inicia em nível médio com pequenas subidas até o leiot do Rio Mocotó, e seguida iremos até a Cachoeira do Mocotó, parada para banho e contemplação, em seguda iremos em direção a Cachoeira Lavra Velha, em todo o seu percurso terão várias outras cachoerias e poços grandes ideais ao banho. Ao chegar na Cachoeira Lavra velha os visitantes irão ver duas belas quedas d'água seguidas de um poço fundo, parada para banho e contemplação, logo após o banho pegaremos o caminho de volta até o o carro e volta para a cidade de Rio de Contas.

Dificuldade: Moderada - Tempo de Caminhada ida: 2 horas e meia - Duração do Passeio: 6 horas - Use calçados de boa aderência.

3° DIA - PICO DO ITOBIRA

Partida de Rio de Contas cm transfer de uma hora e mais até o início da trilha, a caminhada cinicia em nível médio mas a medida que vai se aproximando o nível se eleva. Parada na Cachoeira do Camburu para contemplação. Após cerca de 1 hora e meia de caminhada os visitanes avistarão a montanha de frente, um imenso paredão de pedra. Parada para reabastecer os cantis e para tirar fotografias, em seguida vem o ataque até o topo, onde o nível de dificuldade se eleva, sendo necessário cuidados para evitar escorregões. Ao chegar ao topo os visitantes terão uma completa vista da região de Rio de Contas e arredores, sendo possivel em dias claros avistar parte da cadeia de montanhs da Serra do Sincorá. Após contemplação inicia a caminhada de volta até o carro e volta para a sede.

Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

Obs: A duração dos passeios pode variar para mais ou para menos.

4° DIA – RIO DA ÁGUA SUJA / POÇO DAS ANDORINHAS

Partida de Rio de Contas com transfer de carro até o início da trilha e após cerca de 1 hora e meia inicia a caminhada em direção ao Rio da Água Suja, o local tem uma pequena praia e poços, parada para banho e contemplação, em seguida iremos em direção ao Poço do Melado, um outro lugar mais profundo e mais reservado, parada para banho e contemplação, e seguida pegaremos o caminho de volta até o carro, e seguiremos por cerca de 30 minutos até o inicio da trilha de acesso ao Poço das Andorinhas, após cerca de 20 minutos de caminhada já chegaremos ao primeiro poço, seguido de uma cachoeira com cerca de 10 metros de queda, a caminhada inicia até o segundo poço com parada para banho, após o banho a caminhada continua até o Poço das Andorinhas, no Poço das Andorinhas tem uma pequena caverna onde é possivel chegar até o seu interior. Após o banho é hora de fazer o caminho de volta com mais paradas para banho no Poço do Pinga Pinga e outros poços, caminhada de volta até o carro e volta para a sede.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 1 hora - Duração do Passeio: 6 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

5° DIA – ESTRADA REAL / CACHOEIRA DO RIO BRUMADO / CACHOEIRA DO RAPOSO / CAHOEIRA DO FRAGA

Um roteiro mais leve se comparado aos passeios anteriores, tansfer de cerca de 10 minutos até o inicio da trilha de acesso a Estrada Real, criada por provisão real, era usada para o escoamento do ouro e abastecimento das vilas próximas, a caminhada começa em nimel médio com descidas suaves mas com pedras escoregadias, todos deverao tomar cuidado, após cerca de 20 minutos de caminhada chega-se a Cachoeira do Raposo, parada para fotos e contemplação, em seguida seguiremos até a Cachoeira do Rio Brumado, a maior cachoeria do municipio com 100 metros em 4 saltos, parada para fots e contemplação, em seguida iremosa té o mirante da cachoeia, local onde avistaremos a cachoeira em sua lateral, em seguida percorreremos todo o trecho calçado de Estrada Real que liga as cidades de Rio de Contas até a cidade de Livramento, ao chegar no final da estrada, caminhada até a BA 148, pegaremos o tansporte até o início da cidade de Rio de Contas, em seguida iremos de transporte até a Cachoeira do Fraga, local próxmo ao centro e com grande beleza, parada para fotos e contemplação, em seuida volta para a sede.

Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

Obs: A duração dos passeios pode variar para mais ou para menos.

Antes de contratar o seu passeio ou pacote verifique conosco se temos disponibilidade, recomendamos o agendamento com bastante antecedência pois poderemos não estar livres caso o cliente chegue de última hora.

Aceitamos todos os meios de pagamento