Picos das Almas, Itobira e Barbado
Suba os três maiores picos da Bahia em Expedições rápidas

Subida as três maiores elevações da Bahia em três dias com um dia para cada pico em expedições rápidas, subida ao Pico das Almas, considerado o mais belo atrativo de Rio de Contas é a terceia maior elevação da Bahia com 1.958 metros. Subida ao Pico do Itobira com 1.970 metros é a segunda maior elevação da Bahia. Subida ao Topo do Nordeste, uma trilha inédita com passagem pela cidade de Rio de Contas, com certeza o lado mais bonito para quem deseja subir a mais elevada montanha do nordeste com seus 2.033 metros. Passasndo pelo lado Riocontense é o único lado onde é possível avistar o Pico do Barbado por completo tanto de baixo para cima ou de cima para baixo. 

Descrição dos Roteiros

Dia 01 - Pico das Almas / Vale do Queiroz / Mata do Brumado / Portal das Almas / Paredão das Almas / Vista do Topo - Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de cerca de uma hora, a caminhada inicia em nivel médio com pequenas subidas, durante a caminhada inical os visitantes vao ver diversos tipos de plantas como orquídeas, bromélias, caliandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas em toda a chapada. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo, lá do alto os visitantes terão uma vista completa da Região de Rio de Contas e cidades próximas. O local é alvo de aventureiros desejosos em estar no topo da terceira maior elevação da Bahia. Lá do alto o visitante avista a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira (1.700), parte do Pico do Barbado (2.033m), e uma vasta cadeia de montanhas que é continuação da serra do espinhaço que tem inicio no estado de Minas Gerais. Volta para o carro e volta para o centro de Rio de Contas. 

 

Dia 02 -  Mirante do Camburú / Cachoeira do Camburú / Pico do Itobira / Ponte do Coronel - Translado de carro de cerca de uma hora e meia até o início da trilha de acesso ao Pico. A caminhada inicia em nível médio com péquenas subidas até a Cachoeia do Camburú, ideal para se refrescar. A caminhada segue em nivel médio ainda até os pés do Pico onde a dificuldade se eleva a partir desse ponto e vai até o topo. Lá do Alto os visitantes terão uma vista completa da região de Rio de Contas e os campos gerais as maiores montanhas da Bahia, Após contemplação tem caminhada de volta até o carro e banho na Ponte do Coronel, local com cerca de 10 poços todos ideais ao banho. 

 

Dia 03 - Gerais de Rio de Contas / Mirante dos Picos / Forquilha da Serra / Ataque ao Cume / Cachoeira Quebra Cangaia / Gerais de Rio de Contas - Transfer de carro de aproximadamente duas horas e meia de Rio de Contas até o início da trilha de acesso ao Pico do Barbado com 2.033 metros de altitude, passagem pelos campos gerais de Rio de Contas e pequenos povoados e vários riachos até chegar a um local conhecido como Capão local onde fica o carro e início da caminhada. A caminhada inicia em nível médio mas logo aparecem as subidas íngremes, com passagem por trechos calçados em pedra, é um trecho de Estrada Real, com caminhada até a Forquilha da Serra, ataque ao Pico do Barbado e caminhada até o topo. Lá do Alto os visitantes terão uma completa e privilegiada vista de toda a chapada, com vista do Morro do Pai Inácio, o Morrão, a Serra dos Três Morros, A serra do Sincorá, Serra da Tromba, gerais de Rio de Contas, Gerais de Cima, Pico das Almas e Pico do itobira, etc. Volta para o Carro e volta para a cidade de Rio de Contas. 

© 1998 - 2021 Rio de Contas Adventure