Passeios em Rio de Contas

Oferecemos aqui dezessete opções de passeios dos mais variados. Você pode optar em fazer passeios rápidos de carro, trilhas rápidas de meio período ou um dia e ainda tem trekking com acampamento por até cinco dias.
Veja a seguir um resumo dos nossos roteiros de passeios, ou se preferir acesse o índice ao lado para ver mais detalhadamente as nossas opções de roteiros.

Cachoeira da Boa Sentença

Belo atrativo de Rio de Contas, local tem belas cachoeiras e poços de águas claras. O acesso as primeiras quedas d'agua é fácil e leva cerca de vinte minutos de caminhada plana. O atrativo está localizado em uma área particular. O percurso de carro leva cerca de uma hora e meia, o passeio tem duração de seis horas.

Cachoeira do Mocotó / Mirante do Bittencourt / Mirante São José

Um passeio misto com banho na Cachoeira do Mocotó, o local lembra uma piscina natural, pelo percurso os visitantes vão passar a cerca de 1.600 metros de altitude e ainda vai subir o Mirante Morro São José, chegando a 1.640 metros em uma trilha que requer pouca dificuldade e tem um percurso aproximado de 1 km. 

Cachoeira Lavra Velha

É uma das mais belas, fica próxima a antigos garimpos desativados. A caminhada leva cerca de duas horas pelo leito do rio. Durante a caminhada os visitantes irão passar por vários poços e outras diversas cachoeiras, o banho é garantido. Na volta ainda tem por do sol nas alturas.

Cachoeira do Jiló e Poço Preto

São tres opções de banho nesse passeio com baixa dificuldade, os visitantes vão passar pela primeira cachoeira, em seguida tem o Poço Preto e pra fechar o passeio ainda tem a Cachoeira menor. No verão é comum ter alguma frutas pelo caminho como cagaita, cajui e jatobá.

Comunidades Quilombolas / Comunidade Portuguesa / Ponte do Coronel

Visita às vilas quilombolas de Banal e Barra, os primeiros núcleos de povoamento da chapada diamantina, passagem pela vila portuguesa de Mato Grosso, banho na Ponte do Coronel, e subida até o Mirante do Bittencourt, e para fechar o passeio tem banho na Ponte do Coronel. O passeio dura cerca de seis horas, sem caminhadas e é feito de carro, é um dos roteiros mais feitos na cidade.

Estrada Real / Cachoeira do Raposo / Cachoeria do Rio Brumado / Cachoeria do Fraga

Roteiro com várias cachoeiras e ainda tem a parte histórica e caminahda pela antiga rota de acesso à cidade no período colonial. O passeio começa com caminhada pela Estrada Real, e visita a Cachoeira do Raposo, Cachoeira do Rio Brumado, Mirante Cachoeira do Rio Brumado, e após a caminhada tem visita à Cachoeira do Fraga.

Pico das Almas

Considerado o mais belo passeio da cidade e terceira maior elevação da Bahia com 1.958m, caminhada de cerca de seis quilômetros e passagem pelo Vale do Queiróz com suas formações rochosas únicas, passagem pelo Portal das Almas, e ao chegar no topo os visiantes terão uma vista sem igual. O local tem uma enorme variedades de plantas e flores, a trilha lembra um jardim florido e diversificado.

Pico do Itobira

Segunda maior elevação da bahia com 1.970 metros, a trilha possui grande beleza e belos panoramas, subida do Morro do Camburu, passagem por pequenas cachoeiras, área de mata alta. O local tem grande variedade de plantas floridas e bela vista do alto, sendo possivel avistar as mais elevadas montanhas da chapada e montanhas distantes. 

Pico do Barbado / Cachoeira do Bicho / Gerais de Rio de Contas

Topo do nordeste com 2.033m, lá do alto os visitantes terão uma vista completa de toda a chapada. Há várias maneiras de chegar até o Pico do Barbado, mas com toda certeza o acesso mais bonito é passando por Rio de Contas, o percurso de carro dura cerca de duas horas e meia passando por várias comunidades e contornando montanhas, a caminhada dura cerca de três horas ida e na volta ainda há a possibilidade de tomar um banho na Cachoeira do Bicho e tem o belíssimo por do sol nos Gerais de Rio de Contas.

Poço das Andorinhas

Um roteiro com várias cachoeiras e poços em todo o seu percurso, a caminhada dura quarenta minutos e o tempo de carro saindo da sede até o início da trilha leva uma hora e meia. É um passeio onde os visitantes irão tomar vários banhos, e ficar em contato direto com a natureza

Rio da Água Suja / Poço do Melado

Esse é um dos passeios mais diferentes da cidade, com banho no Rio da Água Suja, banho no Poço do Melado. Local de difícil acesso e adorado por pessoas que querem estar em contato direto com a natureza. Só é possível chegar diretamente ao local estando de veículos 4x4. Se o visitante estiver sem carro poderá fazer uma caminhada de sete quilômetros até o local.

Mirante Morro da Torre / Cachoeira do Fraga

Próximo ao centro da cidade, o Morro da Torre tem caminhada de duas horas de subida íngreme, com bela vista lá do alto, na volta tem visita a Cachoeira do Fraga, uma dos atrativos mais visitados da cidade.

Serra do Tombador / Mirante Morro da Capelinha / Poço Azul

Roteiro novo com trilhas ainda indefinidas, subida a Serra do Tombador e vista completa das serras próximas e da sede. Após a descida da Serra do Tmbador tem visita ao Morro da Capelinha e banho no Poço Azul, um atrativo muito frequentado pelos moradores no passado.

Cachoeiras da Serra / Cachoeira do Mocotó

Um roteiro novo com trilhas ainda indefinidas e visita as Cachoeiras da Serra, são várias quedas d'água e vários poços, alguns onde ninguem nunca tomou banho ainda, na volta tem passagem pela Cachoeira do Mocotó e para finalizar tem visita ao Mirante do Bittencourt. 

Garimpo antigo de Rio de Contas

Visite um antigo garimpo próximo a sede de Rio de Contas, no local foi extraido muito ouro por moradores locais no passado. A caminhada tem duração de uma hora e meia, e o percurso de carro dura vinte minutos mas pode ser feito a pé também. O garimpo fica na parte alta do Morro da Torre e próximo a entrada é possível avistar o centro de Rio de Contas. Passeio não rcomendado para quem tem medo de entrar em lugares fechados.

 

 

Você será guiado por um dos mais experientes guias de Rio de Contas

Você será guiado pelo Guia Lé, em atividade desde 28 de dezembro de 1.998, é um dos mais experientes da cidade e o mais atuante e antigo em atividade.

Estando acompanhado de um guia local você terá mais segurança e enriquecerá a sua visita, veja a seguir algumas vantagens que você tem acompanhado de um guia.

  • Vai ouvir várias histórias sobre os atrativos visitados.
  • Conhecerá lugares inéditos e não vai perder tempo tentando achar a trilha.
  • Vai conhecer vários tipos de plantas nativas e medicinais
  • Vai conhecer frutas nativas.
  • Vai conhecer melhor sobre a geologia local.
  • Conhecerá melhor a Fauna e a Flora
  • Seu passeio será mais prazeroso

 

 

Temos 201 visitantes e Nenhum membro online

  • Site atualizado em: Segunda 18 Janeiro 2021, 19:22:29
Rio de Contas Adventure - Chapada Diamantina - Bahia